sexta-feira, 4 de maio de 2012

Roteiro Europa 15 dias - parte 1

Em maio de 2011 fiz minha primeira viagem para a Europa. Por ser a primeira vez, a tentação de visitar 10 mil países em 15 dias foi grande mas aos poucos consegui cortar muita coisa e meu roteiro de viagem acabou ficando meio diferente do convencional. Os critérios de decisão foram as facilidades de locomoção, visitas a amigos e fuga do óbvio. O resultado foi esse:

1 - Chegada em Amsterdã: 3 noites
2- Fomos de Avião para Viena: 2 noites
3 - Fomos de Trem para Salzburgo: 1 noite
4 - Alugamos um carro em Salzbugo e passamos 6 dias andando por várias cidades da região dos alpes da Austria/Alemanha.
5 - Deixamos o carro em Munique: 2 noites
6 - Fomos de Avião para Paris: 3 noites e voltamos pra casa!

TRANSPORTE

AVIÃO
Na KLM é possível comprar vários trechos da viagem  e pagar praticamente o mesmo valor de um bilhete simples de ida e volta. É só escolher a opção "múltiplos destinos" e ir testando as melhores combinações. Por R$ 1.900,00 compramos 4 trechos na KLM :
- São Paulo - Amsterdã
- Amsterdã - Viena
- Munique - Paris
-Paris - São Paulo

A KLM é ligada à Air France e à Alitalia, então  a área de abrangência deles é bem grande.

TREM
O único trecho que fizemos de trem foi de Viena para Salzburgo e custo algo em torno de 30 Euros. A viagem dura cerca de 3 horas e o trem é excelente (limpo, pontual, confortável).

CARRO
Para percorrer os alpes optamos por alugar um carro por 6 dias  para ir de Salzburgo (Áustria) até Munique(Alemanha) e aí vai a malandragem: se você pega o carro em um país e devolve em outro você paga uma taxa de retorno caríssima por isso. Para evitar essa taxa nós alugamos o carro na Áustria (Salzburgo) e devolvemos em uma cidade (Bregenz) que faz fronteira com a Alemanha e de trem (cerca de 15 minutos) fomos para uma cidade da Alemanha (Lindau) e lá  pegamos outro carro.
Além da economia, isso nos levou a conhecer um lugar lindo: o Bodensee (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lago_de_Constan%C3%A7a) . É um lago imenso que faz fronteira com a Suíça, Alemanha e Áustria.

Para alugar o carro utilizamos o site http://www.rentalcargroup.com/pt/ e ficamos bem satisfeitos. O site pesquisa em várias locadoras de carro e ainda consegue valores mais baixos do que se você alugasse diretamente na locadora, ou é o mesmo preço mas ele te dá quilometragem livre..Você paga apenas uma pequena porcentagem do valor do aluguel antecipadamente e o restante é pago direto na locadora de carro. Nos dois carros que pegamos o menor preço era pela Europcar.
Em relação ao preço, quanto mais dias você fica com o carro mais barato a diária fica..no fim das contas nós pagamos em torno de 200 euros para os dois carros, só que 100 euros os primeiros 5 dias e 100 euros para o último dia (ficamos com o segundo carro apenas um dia e mesmo assim foi mil vezes mais barato do que pagar a taxa de devolução).